Silenciar a mente para ouvir o coração

de Vera Ferreira em February 06, 2024

Estimados leitores, chegou Fevereiro e com ele é inevitável falar em emoções e relacionamentos. 

A pensar nisso a nossa terapeuta Cristina deixa-vos um texto lindíssimo que eu espero que vos inspire para um mês maravilhoso!

"O coração é o órgão mais importante do corpo humano, é o primeiro órgão a formar-se durante a gestação e é o último sinal de vida quando não existe batimento cardíaco.

O coração marca o inicio e o final de um ciclo e durante este período em que estamos vivos, estaremos nós a dar-lhe o valor e o reconhecimento que ele merece?

Durante muitos anos na minha vida, sempre que tinha alguma decisão importante a tomar ou tinha que escolher um caminho, uma direção, a mente e os pensamentos dominavam. As minhas decisões eram sempre baseadas no racional, na lógica, na dedução daquilo que eu achava ser o melhor para mim. Comecei a perceber que precisava de encontrar um equilíbrio entre a mente e o coração, pois nem sempre a mente me levava pelo caminho mais leve e mais feliz.

Na atualidade, a mente está super valorizada e recebe constantemente inúmeros estímulos sensoriais. A mente muitas vezes boicota o nosso bem estar com pensamentos limitantes e menos saudáveis como "eu não sou capaz" ou “não sou suficiente” ou "tenho mil coisas para fazer" ou "vai por aqui que é mais seguro".

O dia a dia é tantas vezes um frenesim e torna-se necessário encontrar espaço para a calma, a tranquilidade e para a contemplação das coisas boas da vida.

Desligar um pouco a mente, para ouvir o coração torna-se uma prioridade para a nossa saúde física, mental e emocional.

O coração está sempre a falar connosco, pelo que devemos primeiro aprender a ficar em silencio para o conseguir ouvir. É preciso parar, escutar e sentir!

Ouvir o teu coração é seguir a tua intuição e o que te faz feliz. O coração é uma bússola orientadora para a tua vida, ele vai enviar-te sinais do caminho a percorrer, das escolhas que são as mais evolutivas para ti, do amor que ele te traz sempre que permites que seja ele a falar.

O coração é fonte de sabedoria e de amor, escuta-o sempre pois ele é a tua voz interior! Ele muitas vezes só está a espera que lhe dediques tempo e atenção para ouvires e sentires tudo o que tem para te dizer e para encontrares aí a tua força para os desafios que a vida vai trazendo.

Gostava de partilhar contigo um exercício que eu adoro e ajuda-me muito a conectar com o meu coração: ao acordar de manhã, respiro profundamente e coloco a minha mão no meu coração e fico só a sentir os batimentos cardíacos, as sensações que ele me traz, as emoções de um sonho que tive nessa noite. Esta prática ajuda-me a começar o dia mais tranquila e com um sentimento de gratidão pela vida que está dentro de mim. 

Sugiro-te que experimentes reservar 5 a 10 minutos do teu dia para parar e sentir. Fica em silêncio e conecta-te contigo, com a tua essência, com a tua voz interior e aprende a confiar nela.

O importante é sentir, sentir sempre. O coração nunca se engana e é tão simples escuta-lo, é só ir sentindo como o teu coração fica quando precisas decidir pelo caminho A ou pelo caminho B.

Experimenta fazer algumas escolhas no teu dia a dia e sente onde o teu coração fica mais feliz, onde o teu coração expande, onde o sentes mais tranquilo e em paz e aí saberás que é por aí que tens que ir. O coração guia-te sempre na direção certa!

Aprende a acalmar a mente, experimentando o que funcionar melhor em ti,  que poderá ser por exemplo a pratica da meditação ou simplesmente focando na tua respiração.  O contacto com a natureza, um mergulho no mar, a pintura, a dança, a prática de exercício físico, uma terapia energética podem ser algumas ajudas para te conectares contigo e com o teu coração.

Abre-te a novas experiências, explora um lugar onde nunca tenhas estado, investe o teu tempo contigo e descobre o que te faz feliz e onde o coração te leva.

Ouvir o coração é essencial para a nossa vida ser mais harmoniosa, equilibrada e verdadeira com o que sentimos, com a nossa essência.

O caminho é pelo coração! Segue o teu coração e vê a magia a acontecer na tua vida❤"

Cristina Lopes, terapeuta Flôr de Luz

3 comentários
de Natalia em February 15, 2024

Que texto lindíssimo, que com certeza vai tocar a todos quantos o vão lêr.
Sem dúvida que tirar um tempinho só para nós, não só é essencial como também é muito gratificante.

de Carolina Loureiro em February 15, 2024

Este artigo escrito por Cristina Lopes fez-me abrir os olhos sobre a importância do coração e da nossa intuição nas nossas vidas.
Vou sem dúvida aplicar a técnica de ouvir o coração todos os dias e agradecer por mais um dia de vida 🙏🏻

Obrigada 💛

de Rute Vidigal em February 15, 2024

Que texto maravilhoso 🥰

DEIXA UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


DE VOLTA AO TOPO